voltar

Experiência interativa ‘Uma Casa Mil Olhares’ chega a Santa Cruz das Palmeiras (SP) para promover a sustentabilidade e o consumo consciente

Ministério da Cultura e Monsanto, em parceria com a Evoluir, convidam crianças, jovens e adultos a viajar pelo tempo dentro de uma casa cenográfica tipicamente brasileira e descobrir como fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia

Depois de passar por diversos cantos do Brasil e receber a visita de cerca de 120 mil pessoas, chegou a vez das famílias de Santa Cruz das Palmeiras (SP) receberem a exposição ‘Uma Casa Mil Olhares’, uma instalação itinerante que mostra, em cada um dos seus cômodos, as mudanças no estilo de vida do brasileiro. A iniciativa da Monsanto em parceria com a empresa ‘Evoluir – Educação Transformadora’, a exposição acontece entre os dias05 e 19 de agosto, na Praça da Fonte, e tem entrada gratuita.

 

Dentro de um espaço de 80 metros quadrados que simula uma casa, os visitantes fazem uma viagem pelo tempo numa típica moradia brasileira com características de hábito e consumo das últimas décadas – com os cômodos retratando as mudanças ocorridas nesse período. Nesta jornada os visitantes também são convidados a refletir sobre ações cotidianas, como o descarte de objetos utilizados em suas casas, pode impactar no desenvolvimento e na criação de um mundo mais sustentável para as próximas gerações.

 

O percurso, guiado por monitores do projeto, acontece por quatro cômodos, um quintal e termina em uma rua. Tudo se inicia dentro de uma sala de estar com decoração e interatividades dos anos 50. Nela, o consumo de energia elétrica e a utilização consciente são explicados.

 

Em seguida, os visitantes são conduzidos para um quarto de uma jovem da década de 60. Por lá, o assunto é o consumo pela moda e como se deu a evolução das mídias até os dias atuais. No banheiro dos anos 70, o tema está focado na preservação da água e, depois, em uma cozinha dos anos 80, as famílias aprenderão mais sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. Pulando para a década de 90, no quintal, a questão é coleta seletiva e como é possível ter uma horta com alimentos fresquinhos em casa. Nesse espaço lúdico e divertido, cada criança vai poder criar e desenhar a sua casa do futuro.

 

Na saída, os participantes deixam o espaço por uma rua que remete aos tempos atuais e reflete sobre a convivência nos espaços públicos. Eles ainda são presenteados como livro "Uma Casa Mil Olhares", de Beatriz Monteiro, publicação que inspirou a exposição.

 

Depois de Santa Cruz das Palmeiras, a intervenção segue para Cachoeira Dourada, em Minas Gerais. Segundo a supervisora de engajamento comunitário da Monsanto no Brasil, Rita Moreno, essa é uma iniciativa interessante para que os mais jovens possam entender os costumes e as vivências de outras épocas. “Nesse projeto, temos a oportunidade de mostrar como tudo mudou e o que está diferente no nosso dia a dia. A iniciativa nos ajuda a ver o que podemos fazer de melhor, sempre pensando no bem-estar e na sustentabilidade”, afirma.

 

 

 

Uma Casa Mil Olhares

 

Data: 5 e 9 de agosto

Hora: Segunda a Sábado, 8h às 17h • Domingo, 10h às 16h

Local: Praça da Fonte

Endereço: xxxx

 

 

--------

 

Sobre a Evoluir

 

 

 

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

 

voltar