voltar

MINISTÉRIO DA CULTURA E MONSANTO LEVAM PROJETO ‘NAU DOS MESTRES’ – UM PROGRAMA DE ENSINO DE CIÊNCIAS – À REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP

Iniciativa fornece material pedagógico inovador e capacita educadores de cinco escolas na promoção de atividades lúdicas e científicas do Ensino Fundamental. Mais de 2.000 crianças e adolescentes serão beneficiados com a ação

Estimular crianças a compreenderem conceitos científicos de forma autônoma e divertida é possível, e o programa educacional Nau dos Mestres comprova. Depois de desembarcar nas salas de aulas de 14 municípios brasileiros em 2017, em 2018 o projeto amplia sua área de atuação e iniciará um novo ciclo de formação de educadores, agora na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo, a partir do dia 7 de agosto. O primeiro workshop para educadores acontecerá nesta data, a partir das 14h, no CEFE (Centro de Formação de Educadores), e contará com a presença de 25 professores e coordenadores pedagógicos das EMEF’s Profº Álvaro Gonçalves, Profa. Rosa Tomita, Elizabete de Paula Honorato, Professora Maria Nazareth de Moura Veronese e Maria Antonieta Payar.

 

A iniciativa é promovida pela Monsanto e vai impactar mais de 2.000 alunos. “Essa parceria com o grupo Evoluir reflete a importância que a Monsanto dá para o desenvolvimento das comunidades em que a empresa está inserida. Nós acreditamos que a melhor maneira de se construir um futuro melhor, é investindo em educação, nas mais variadas áreas do saber. Acreditamos que esse é o caminho mais efetivo para que as transformações aconteçam”, comenta a supervisora de engajamento comunitário da Monsanto no Brasil, Rita Moreno.

 

Nesta fase do projeto criado pela Evoluir – empresa especialista no desenvolvimento de programas educacionais – com apoio de execução da ‘Jatobá Cultural’ e parceria com o Ciência em Show, serão realizadas as capacitações para educadores do Ensino Fundamental, que ocorrem em três encontros, além do fornecimento de materiais que serão utilizados para a realização do projeto dentro das escolas. O aparato é entregue em um móvel de design que simula a Corujola (elemento lúdico presente no material didático), o qual abriga materiais para 24 experiências com possibilidade de 10 refações cada. Cada uma das atividades práticas temáticas permitirá aos alunos navegarem pelos mundos da Ciência, Biologia, Arte, Química, Física e Matemática. Esse laboratório móvel também é composto por um livro do professor e livros ilustrados que são direcionados para os alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra).

 

Cada experiência é apresentada no formato de missão. “Como virar um copo sem deixar a água cair?”, “Como fazer um arco-íris?” e “Como impulsionar um objeto sem empurrá-lo?” são alguns exemplos de perguntas a serem respondidas. Com os mestres de cada livro os alunos devem ajudar os personagens Daniel, Gerson e Wilson, do ‘Ciência em Show’, a solucionarem desafios e, assim, avançarem na história. Desta forma, mesclando jogo, ensino e entretenimento, os estudantes assimilam conceitos teóricos com leveza e têm envolvimento ativo no processo de aprendizagem.

 

No programa, os professores também poderão trabalhar conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

1ª Formação de educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos (SP) – Projeto ‘Nau dos Mestres’

 

Quando: 07/8, das 14h às 18h

Onde: CEFE (Centro de Formação de Educadores), Endereço: Tv. Constantino Pintos - Vila Cesar

 

Escolas participantes do projeto:

 

EMEF Profº Álvaro Gonçalves

EMEF Profa. Rosa Tomita,

EMEF Elizabete de Paula Honorato

EMEF Professora Maria Nazareth de Moura Veronese

EMEF Maria Antonieta Payar

 

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

 

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

 

 

voltar