TIRADENTES: TRADIÇÃO ATÉ EM OPÇÕES DE ECOTURISMO

Bem estruturada e conectada com a natureza, cidade mineira supera expectativas e garante experiências de aventura para amadores e profissionais de todas as idades

Sobre as cidades históricas mineiras muitos já ouviram falar. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que uma delas, a bem preservada Tiradentes, além de um banho de cultura, gastronomia e hotelaria, é a que oferece maior conveniência quando o assunto são as atividades ecoturísticas. Característica, aliás, que já tem tradição: a cidade proporciona experiências completas para amantes da modalidade há mais de 20 anos e este é um assunto levado a sério pelos empresários locais, sempre atentos a oferecer a melhor infraestrutura para garantir experiências impecáveis.

E fazer diferente seria um desperdício. Afinal, Tiradentes tem uma topografia privilegiada para o ecoturismo. Fica aos pés da Serra de São José, que forma um grande cinturão em volta de todo o vilarejo e, por esta moldura verde estar muito próxima à cidade, a prática de atividades outdoor é descomplicada e não exige que se percorram grandes distâncias.

“Há atrações para todas as idades e condicionamentos físicos, como caminhadas de pequena e média duração ou trekkings mais avançados, cavalgadas, rapel e passeios de bike, quadriciclo ou UTV-off-road”, conta Dalton Cipriani, fundador da Uai Trip (By Original) e integrante do coletivo de empresários Tiradentes Mais – que abraça a missão de promover a cidade e deixá-la cada vez mais especial.

Com todos esses predicados, a cidade tornou-se palco para eventos esportivos importantes (calendário 2019 abaixo), como competições off-road da Mistsubishi e Suzuki, além de acolher, também, o internacional de triatlo XTERRA, que passa pela Estrada Real, via que contempla parte dos caminhos feitos com ouro, diamante e outras riquezas, e que hoje atrai turistas e atletas de bike, caminhantes, cavaleiros e outros aventureiros.

Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado até para famílias com bebês, pois a trilha é realmente bem leve. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes e também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a Estrada do Bichinho e a própria Serra de São José.

Com um percurso de dez quilômetros de extensão, a Estrada Parque Passos dos Fundadores margeia a famosa serra, ligando Tiradentes à cidade de Prados. Cenário ideal para caminhadas, bike, quadriciclo, moto e cavalgada, estas modalidades de lazer podem ser praticadas por pessoas com diferentes níveis de experiência e preparo físico, até mesmo aqueles acostumados a atividades mais leves.

A Serra de São José também pode ser acessada pela Trilha do Carteiro, onde está a Calçada dos Escravos, uma obra do século 18 composta por rochas de quartzito colocadas uma a uma por mãos escravas. Durante a subida podem ser contemplados campos rupestres, matas, mirantes e algumas piscinas naturais. Uma dica é acompanhar o pôr do sol de uma altitude que pode chegar a mais de mil metros.

Para quem tem um perfil mais atleta, a dica é fazer um trekking de travessia de Tiradentes a Prados em um percurso de quase 18 km, no qual há diversos pontos históricos e lindas paisagens de Mata Atlântica. Além da serra que abraça Tiradentes, a Estrada da Caixa D´Água também é ideal para corridas ou caminhadas curtas.

Caso a ideia seja vivenciar uma aventura com mais emoção, recomendam-se as práticas de rapel na Cachoeira do Mangue ou na Cachoeira do Bom Despacho. Ou, então, seguir em direção à Região do Elvas, destino praticamente inexplorado. Acessada apenas por veículos 4x4, ela é embelezada por cachoeiras esverdeadas e cristalinas. Nas agências de Tiradentes, o que não faltam são atraentes opções que facilitam a realização desses e muitos outros passeios.

 “Por mostrar as belezas naturais do entorno da cidade, as atividades ao ar livre motivam os participantes a preservar a natureza”, afirma o proprietário da agência de turismo Estrada Real, Mauro Carvalho. Segundo ele, além das atividades esportivas e cavalgadas, um dos atrativos ao ar livre mais buscados pelos turistas é o passeio de trem na Maria Fumaça com city tour pela parte histórica de São João del Rey, cidade vizinha que, assim como Tiradentes, também oferece uma verdadeira viagem ao passado.

 

 

TIRADENTES / CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS PREVISTAS PARA 2019*

 

- 17 a 19 de maio: Off-road Mitsubishi na Pequena Tiradentes

- 27 a 29 de setembro: XTERRA

* Sujeito a alterações.

 

SOBRE TIRADENTES MAIS

 

Coletivo criado 2012, Tiradentes Mais é formado por 57 empresários e artistas da cidade que abraçam a missão de bem atender e de divulgar, para o Brasil e o mundo, o que faz a cidade histórica mineira ser tão especial. A oferta de serviços e atrações abrangida pelo grupo está dividida em quatro pilares: Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte/Cultura. Para mais informações sobre hospedagem, restaurantes e o que fazer em Tiradentes, acesse:

Site: tiradentesmais.com.br

Facebook: www.facebook.com/TiradentesMais

Instagram: www.instagram.com/tiradentesmais/

voltar