voltar

NÚMERO DE BRASILEIROS NA ALEMANHA AUMENTA 16,3% EM RELAÇÃO A 2016

E deve crescer ainda mais no próximo ano, quando o país europeu terá gastronomia como carro-chefe de suas campanhas mundiais para atrair ainda mais turistas

Segundo dados oficiais do DZT – Centro de Turismo Alemão divulgadas pela matriz da entidade, o país europeu voltou a apresentar novo aumento no fluxo de turistas brasileiros no país. Entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 16,3% comparado ao mesmo período de 2016, o que representa 587 mil pernoites de brasileiros em solo germânico. Só em setembro, e a título de exemplo, o acréscimo foi de 18,8%.

 

De acordo com a diretora do DZT para o Brasil, Margaret Grantham, a capital alemã, Berlim, é a mais visitada por turistas brasileiros, tendo registrado crescimento de 14,3 % (181.940 pernoites) de janeiro a setembro de 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior. Já Munique, capital da Baviera, recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 38.224 brasileiros, soma equivalente a um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2016. No total, foram 101.832 pernoites (+25,5%) com permanência média de 2,7 noites.

 

Gastronomia: muito além da salsicha e do chucrute

Em 2018, a Alemanha convida os turistas a sentar-se à mesa e conhecer a rica e variada culinária alemã, que vai muito além dos previsíveis chucrute e salsicha e atinge, com excelência e requinte, o patamar gourmet com padrão Michelin - hoje, o país contabiliza 292 restaurantes estrelados. Em sintonia com o tema adotado para o próximo ano, a hashtag #EnjoyGermanFood será utilizada para realçar a gastronomia alemã nas redes sociais.

 

Ainda em 2018, um influenciador de renome internacional irá percorrer os 16 Estados alemães. Em cada lugar, ele se encontrará com o responsável pelo marketing da região e, juntos, irão à feira comprar ingredientes para preparar pratos típicos locais. O filme “Follow the Taste” (Siga o Sabor, em tradução livre) será criado a partir de vídeos de 1 minuto e meio, os quais exibirão não apenas as receitas, mas, também, a história de cada Estado, das receitas e dos ingredientes.

 

No Brasil, um renomado chef irá fazer uma dessas 16 receitas durante um Cook Show, que será realizado na região Sul ainda no primeiro semestre de 2018. O público do evento será selecionado a partir de um concurso que será realizado nas mídias sociais.

 

No segundo semestre, o DZT lançará algumas rotas gastronômicas inéditas pela Alemanha, que serão reveladas ao trade turístico em um grande evento de culinária. Baseada em experiências inovadoras, a culinária alemã será apresentada de forma lúdica e substituirá o tradicional road show Destino Alemanha. O evento é aberto a parceiros, os quais poderão se unir para mostrar seus produtos e novidades na Alemanha ao público.

 

SOBRE O DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt amMain. A instituição representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. O DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo no país. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do portal www.germany.travel/presse. Para fotos, acesse, http://www.dzt.picworld-touristic.de

 

voltar