voltar

EVOLUIR – EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA:

INOVAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE EM AÇÕES EDUCATIVAS

Com 22 anos de experiência nas áreas cultural e educacional, empresa semeia a mudança social permanente com atividades em prol do conhecimento e da autonomia

Como criar abordagens para uma educação que efetivamente aplica novas práticas, ferramentas e ações criativas em suas iniciativas? Refletindo sobre esses processos metodológicos e de conteúdo foi que a ‘Evoluir – Educação Transformadora’, passou de editora de livros arte-didáticos para uma agência que atua amplamente em toda a cadeia produtiva do setor educacional. O segundo desafio era viabilizar essas práticas, e, para tanto, Fernando Monteiro, gestor da empresa, partiu em busca de criar um diálogo que pudesse proporcionar a grandes empresas a oportunidade de contato direto com os atores desse cenário, entre estes escolas, arte-educadores, professores, crianças e adolescentes por meio da criação e implementação de programas, projetos, ações culturais e produtos editoriais. A partir dessas iniciativas a ‘Evoluir’ comunica o seu grande propósito social: difundir inovação na forma de ensinar e aprender não só em grandes centros urbanos, mas em pequenas cidades de todo o Território Nacional.

 

Este trato com corporações socialmente responsáveis é fundamental para a manutenção de projetos educacionais sustentáveis. “Quando criei a empresa, em 1996, meu grande desafio era provar para o empresariado que investir na educação e aguçar novas possibilidades de ensino era um caminho inevitável dentro de uma economia sustentável. Não só inevitável, mas extremamente recompensador poder fazer uma devolutiva para a sociedade, sem propostas demagogas”, afirma Fernando Monteiro, diretor da Evoluir. Nos últimos anos, o dispositivo de renúncia fiscal para apoio de projetos sociais vem ganhando força e tem se revelado um ótimo negócio para empresas, tanto no sentido de colaboração com desenvolvimento de comunidades carentes, o que reverbera no próprio sustento de seus negócios, quanto no que diz respeito à visibilidade por meio de marketing de responsabilidade social. Entretanto, número do Salic (Sistema de Apoio à Lei de Incentivo) em 2017, mostram que apenas 2% das empresas aptas a fazer uso deste tipo de financiamento o põe em prática. Ainda assim, a Lei Rouanet, principal mecanismo de arrecadação para projetos socioculturais, obteve R$ 1,156 bilhão, em aumento de 20% no total de projetos aprovados em relação a 2016.

 

Desde a sua criação, a empresa já deixou a sua marca em 17 Estados e 70 municípios do País, beneficiando mais de 125.000 pessoas em 19 projetos. Inicialmente fundada como editora de livros infantojuvenis, sob comando da escritora e psicóloga Beatriz Monteiro (mãe de Fernando), a Evoluir fez jus ao próprio nome ao elevar a extensão de seus valores a outros patamares. Toda a essência do trabalho inicial permanece intacta - desenvolvimento humano, cidadania, cultura e meio ambiente, enquanto ferramentas de transformação. Hoje, a empresa funciona como um laboratório de projetos educacionais que, quando amadurecidos, tomam vida a partir de ações e parcerias com os setores público e privado.

 

 

A Evoluir em números:

 

*Projetos ativos em 17 Estados

*679 escolas e instituições contempladas

*245 encontros de formação e capacitação

*2.339.025 KM percorridos pela equipe da empresa para o desenvolvimento das atividades

 

 

A Evoluir está estruturada sob pilares bem definidos: Programas Educacionais (Baú das Artes, Nau dos Mestres, Construindo Música, Heróis em Ação e Brincando com Pipas), Educação Integral e Liderança (Escolas Sustentáveis, Escolas Saudáveis, Programa ECOA, RAIS - Rede de Aprendizagem em Inovação e Sustentabilidade, Evoluir em Liderança e Evoluir em Empreendedorismo), Eventos Culturais (exposições, festivais e eventos em espaços públicos) e a Editora Evoluir (livros, programas e atividades de incentivo à leitura). Também são realizados Projetos Especiais, sob demanda para empresas e institutos. Esta organização permite uma percepção ampliada e mais visceral do processo educacional, conta seu diretor. “Mesmo para ações mais pontuais, a percepção do ambiente social e as especificidades locais se fazem importantes. A experiência em diversas frentes, dentro de nossos programas e projetos, nos possibilita ter um olhar mais cirúrgico na missão de promover uma educação que realmente inspire a transformação, que é o nosso objetivo maior”, complementa.

 

Algumas destas atividades da Evoluir estão a todo vapor em 2018: o projeto ‘Construindo Música’, em parceria com o Instituto Rhodia, já iniciou ações nas cidades de Campinas, Paulínia e Santo André, onde arte-educadores introduziram conceitos e práticas para construção e utilização de instrumentos musicais produzidos com material reciclado. No decorrer do ano, dez escolas destes municípios receberão formações e oficinas para aprofundamento do tema. Já o projeto ‘Brincando com Pipas’ deu seu pontapé inicial com uma demonstração sobre a utilização do brinquedo, tão popular e tradicional, de forma segura, principalmente no que diz respeito aos riscos da proximidade do objeto com a rede elétrica. A iniciativa conta com apoio da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico nacional.

 

Além destes, um projeto especial em parceria com a Faber-Castell – o ‘Fora da Caixola’ -, se apresenta como o primeiro clube de assinaturas dedicado à criatividade infantil, disponível em plataforma online, e que já está oferecendo kits mensais com livros, peças de montagem de itens criativos e um divertido manual do desafio, cujas soluções podem ser compartilhadas no site https://www.foradacaixola.com/. A partir da adesão, que pode ser feita em diferentes planos de contratação, os pequenos receberão a coleção do mês dentro de uma super-caixa, que pode ser reaproveitada em variadas funções.

 

Dentro do universo de possibilidades oferecidas pela Evoluir destaca-se a interação constante com os diversos atores da vivência educacional, entre eles as próprias escolas, pais, alunos e comunidades locais. Para além dos Programas Educacionais, os projetos de Educação Integral e Liderança comprovam a capacidade de integrar a cadeia do ensino a ações amplamente testadas. Como exemplo deste potencial, vale citar a metodologia ‘Escolas Sustentáveis’, implementada em mais de 450 colégios de 30 municípios brasileiros.

 

O braço editorial da Evoluir – e ponto inicial das atividades da instituição –, além das publicações de qualidade amplamente reconhecidas, inclusive por referências como a Unesco, Ministérios da Cultura e da Educação, e de Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura, possui como grande trunfo ter distribuído mais de um milhão de livros em seus projetos que envolvem escolas e comunidades. Seus títulos, que contemplam autores como Tatiana Belinki, Lucia Pimental Góes e Marilena Flores, são comercializados na loja virtual https://editoraevoluir.com.br/.

 

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

 

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

 

voltar